Onde Fica o Figado

O fígado está situado na região superior direita do abdômen, e o mesmo está conectado com a vesícula biliar através de ductos denominados como vias biliares

O fígado está localizado na região superior direita do abdômen, apropriadamente conectado por ductos denominados como vias biliares com a vesícula biliar. Embora estejam conectados e desempenhem funções comuns, o fígado e a vesícula biliar são órgãos bastante diferentes.

O fígado é um órgão complexo que desempenha diversas funções vitais no organismo humano, tais como a produção de substâncias que intervêm na coagulação do sangue durante uma hemorragia, e também auxilia na regulação da concentração de determinadas substâncias químicas no organismo e excretá-las como subprodutos inofensivos pelo sangue ou pela bile.

Os subprodutos agrupados na bile passam para o intestino e normalmente, são eliminados do organismo através das fezes. O fígado é o órgão responsável pela produção de cerca de aproximadamente metade do colesterol do organismo. Sendo que o restante de colesterol é oriundo de determinados alimentos. Ressaltando que cerca de aproximadamente 80% do colesterol produzido pelo fígado é utilizado na produção de bile. Veja a seguir algumas outras funções que são desempenhadas pelo fígado.

Principais Funções do Fígado:

  • Metabolizar lipídeos;
  • Degradar álcool e outros tipos de substâncias tóxicas, desempenhando a função de desintoxicação do organismo;
  • Armazenar ferro e outros determinados tipos de vitaminas em suas células;
  • Secretar a bile, líquido que auxilia no emulsionamento das gorduras ingeridas, consequentemente facilitando, a ação da lipase.
Mais informações por email:


Abaixo textos relacionados: