Alterações na coloração da matéria fecal.

Vários fatores podem propiciar a mudança na coloração das fezes, por isso, é indicado procurar atendimento médico, para diagnosticar a causa.

Vários fatores podem ocasionar a alteração da coloração e da matéria fecal, ressaltando que a cor normal das fezes variam de marrom claro a marrom escuro. Tanto a coloração quanto o aspecto/estado da matéria fecal podem indicar possíveis patologias ou desequilíbrios que estão acometendo o organismo. Segue logo abaixo um guia com os principais fatores que podem causar alterações na coloração e no aspecto/estado da matéria fecal.

Guia de fatores que podem ocasionar alterações na coloração da matéria fecal:

  • - Problemas com a conversão e produção da Bili;
  • - Consumo excessivo de alimentos com corantes ou aditivos alimentares;

Giardíase, é uma patologia cujo o agente causador é a Giárdia intestinalis, também denominada como Giárdia lamblia ou duodenalis. A giardíase pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, apresentando diversos sinais e sintomas como: fezes com alta concentração de gorduras ( esverdeadas e fezes fétidas), diarreia ( fezes esverdeadas, liquidas e fétidas), perda de peso, ma-digestão, cefaleia, azia, dores do lado direito do abdome, caracterizando uma cólica hepática, flatulência e náuseas.
Ressaltando que quando o indivíduo está em fase de desenvolvimento, a giardíase pode causar o retardo no crescimento.

Portanto, pode-se perceber que a alteração na coloração da matéria fecal pode ocorrer devido a diversos fatores, por tanto o diagnostico deve ser realizado por um profissional da área da saúde. Pois além de diagnosticar com precisão, o mesmo poderá indicar o tipo de tratamento mais adequado.

Mais informações por email:


Abaixo textos relacionados: